31 de janeiro de 2014

"Já passaram 20 anos"


MÃE,
Já passaram 20 anos…

A Saudade fica eternamente...Tenho mágoa, de nunca ter dito… Amo-te...A dor que ainda sinto...prefiro acreditar nos meus sonhos, em que fostes viajar para bem longe, e que de vez em quando me visitas durante o meu sono.

Alguns desses sonhos atormentam-me... mas até assim gosto de os ter!

A falta que me fizeste, quando todos os dias o almoço era surpresa...A falta que fizeste aos teus netos, eram pequeninos, mas lembram-se muito bem de certos momentos de carinhos que tinham contigo, e também quando te arreliavam.

A recordação do dia que passámos, as conversas, as tarefas daquele dia, as risadas, a boa disposição, as pessoas que estiveram envolvidas, enfim tudo isso te consolou naquele trágico dia 29/01/1994 era "Sábado"… ((parece que adivinhavas que ias partir)) ...

“Dando entrada no hospital com uma forte dor de cabeça, aparentemente com uma congestão diziam eles, perdendo a memória, e sendo enviada para Coimbra onde deu entrada clinicamente morta...vindo a ser desligada a 31-01-1994… conclusão: Só nos foi entregue para levar quase que directa para o cemitério...no dia 1/02/1994 já limpinha no que se diz respeito a órgãos”.

Esses órgãos serviram para salvar vidas, nomeadamente a vida de um Irmão seu que de imediato recebeu um rim. Foi ele uma pessoa de coragem para se submeter a uma operação sabendo que tinha acabado de perder uma irmã…. Mas a lei da vida é assim!

Não tínhamos nada contra a doação dos órgãos, mas ficámos revoltadas com a falta dos seus olhos, que nem isso souberam disfarçar. Doeu… doeu…doeu…Ainda hoje vejo a sua imagem.

Amigos não me levem a mal por este artigo… Mas o meu coração pediu-me que escreve-se sobre ela…Sinto saudades!  [ A vida da minha Mãe dava um livro]

20 Anos depois… descansa em paz




 Cidália Ferreira.

29 comentários:

  1. Que saudades que tb tenho dela mas a vida é assim. Ela está a olhar por nós.bjs
    Natércia

    ResponderEliminar
  2. Que pena, temos que superar essas dores.

    Convido a você conhecer e seguir meu blog, está sempre cheio de novidades.

    BLOG: www.junhiimce.com
    INSTAGRAM: www.instagram.com/junhiimacedo

    ResponderEliminar
  3. Lourdes Piedade Patacas31 janeiro, 2014 08:39

    Sei dar valor à dor da saudade de uma mãe, é mais forte de todas, mas sinto me confortada por lhe ter dito muitas vezes que a AMAVA e ver os
    olhos dela brilharem de felicidade. A presença mais constante da nossa vida é a mãe. Mas a vida continua e temos que a viver o melhor possível. Um grande abraço Cidália.

    ResponderEliminar
  4. Oi, Cidália, não precisa pedir desculpas, por sentir saudades, Se tens saudades é porque foi bom a convivência com ela. Agora amiga só resta lembra os momentos lindos que vc teve com ela. Lembre-se que alguém já disse: "As pessoas que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós" Linda a homenagem a sua mãe. bjsss

    ResponderEliminar
  5. Tão grande sentimento....tamanha é a dor.
    Este comovente texto deixa-nos sem palavras. Mas a vida leva-nos, também, a estas tristes recordações.
    Gostei desta homenagem, amiga....a vida vai continuar !!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Cidália.. quantos de nós prendemos este sentimento nobre dentro de nós, tb tenho dificuldade de dizer em vida.. depois que a pessoa parte tudo se solta mas já aprece não ter graça falar para o invisivel né.. muito belas as tuas palavras beijos e até sempre

    ResponderEliminar
  7. Amig, eu carrego comigo uma frase que pra mim traduz a saudade:
    SAUDADE NÃO SIGNIFICA QUE ESTAMOS SEPARADOS, MAS SIM QUE UM DIA ESTIVEMOS JUNTOS.
    Deixo aqui um abração.
    Amiga linda estou saindo de ferias com meu amor.
    Vou sentir falta deste seu cantinho.
    bjs
    Ritinha

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que sua mãe foi uma pessoa generosa até mesmo após a morte, pois doou-se totalmente. Perdi a minha há apenas um ano, mas confesso que é uma das maiores dores que já passei. As memórias sempre voltam. Tenha um lindo dia.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que sua mãe foi uma pessoa generosa até mesmo após a morte, pois doou-se totalmente. Perdi a minha há apenas um ano, mas confesso que é uma das maiores dores que já passei. As memórias sempre voltam. Tenha um lindo dia.

    ResponderEliminar
  10. oi Ci

    A gente queria ter dito eu te amo, vc é importante para mim e tantas outras coisas. Portanto o tempo de dizer é agora.
    De onde ela estiver com certeza já recebeu esse carinho enorme seu.

    bjokas e fique com Deus =)

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga Cidália,a minha mãezinha também se foi há 20 anos e ainda sinto muitas saudades.
    Fiz o que pude até o Mestre chamá-la.
    Não se arrependa do que não disse,diga agora,pois com certeza ela ouvirá.
    bjs amiga e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderEliminar
  12. Olá querida!
    Sua mãezinha sabe o tamanho do seu amor!
    Precisamos dizer sempre o quanto amamos as pessoas que estão ao nosso redor, sempre!
    Fica na paz!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderEliminar
  13. Oi Cidália
    Ter saudade é natural e falar sobre a mãezinha amada vai contribuir para aliviar a dor que ainda dilacera seu coração.
    “A amizade é fundamental em nossas vidas. Por isso agradeço a Deus pelas pessoas que ocupam um lugar especial em meu coração. Você é uma delas! Obrigada por seu carinho” E para estreitar os laços da nossa amizade estou lhe oferecendo um singelo mimo. Acesse aqui... http://gracitamensagens.blogspot.com.br/2014/01/o-valor-de-uma-amizade.html e pegue o seu. Tenha um lindo final de semana.
    Beijos com afeto
    Gracita

    ResponderEliminar
  14. Saudade que não termina!!bjs acabados de chegar,chica

    ResponderEliminar
  15. A vida é assim, Cidália. Por mais tempo que passe o desaparecimento das pessoas que tanto amamos vai doer-nos para sempre. A minha mãe já se foi há quase 29 anos, e infelizmente do corpo dela nada se podia aproveitar. Aceita como conforto que até na morte a tua mãe deu vida, neste caso ao irmão.
    xx

    ResponderEliminar
  16. A falta de sensibilidade do corpo clínico é arrepiante: é o segundo caso, com anos de diferença, que sei da entrega do corpo assim e sem sequer terem o cuidado de não ferir a família mais do que já está!!

    Porque sei o que é perder pessoas de quem gostamos muito, o meu caloroso e solidário abraço para si.Que sua mãe esteja em paz!

    ResponderEliminar
  17. Querida CIdalia
    Lindo e o sentimento que nutre pela sua mae! Que descanse em paz!
    Deve ser muito doloroso ficar sem mae ainda tao jovem!
    Nao peça desculpas por ter escrito este artigo: no fundo, ele simboliza uma homenagem que presta a sua mae.
    Bom fim de semana.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  18. Oi Cidália
    Não chore os órgãos que tiraram sem autorização. Daria processo, mas seria um dinheiro maldito, pense que ela ajudou muitas pessoas. A minha mãe natural tiraram tudo também...esqueça isso.
    Para amar não precisa dizer amo-te, essa palavra foi substituída pelo seu amor que dedicou a ela.
    Um bom fim de semana
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  19. Uma saudade que arrepiou.

    Duma generosidade sem tamanho.

    Que seja exemplo.

    beijos

    ResponderEliminar
  20. Já fazem anos que a minha se foi... saudade eterna.

    ResponderEliminar
  21. São sempre datas tristes mas felizes de recordar
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Amiga belo texto amei.
    tenha um final de semana abençoado.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Bela homenagem a sua mãe.
    A minha mãe também se foi...saudade eterna
    beijos

    ResponderEliminar
  24. Podem se passar anos mais nunca poderemos nos esquecer das pessoas que amamos, principalmente de uma mãe Cidália beijos.

    ResponderEliminar
  25. Por vezes é bom pôr para fora o que guardamos no peito mesmo que por tanto tempo! Saimos do escuro quando desabafamos em nossas escritas.
    Quanto a saudade, doi mas jamais esqueceremos de quem tanto amamos!

    Beijos no coraçao, amiga.

    ResponderEliminar
  26. Nossa não dá nem para imaginar como deve ser essa dor..e o engraçado é as pessoas que tem e não sabem aproveitar e nem se quer dizer eu te amo.

    - Post novinho no blog sobre aplique de cabelo bora conferir está TOP kkkkk'

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  27. Cidália, saudade dói mesmo, pode passar anos, mas quando lembramos, pois não se pode ficar a lembrar todos os dias e todas as horas, mas quando se lembra se sofre, mas ficou uma linda lembrança, sua mãe ajudou doando os órgãos, viver é mesmo assim, amiga fica aqui um abraço fraterno muito terno pra ti!

    PS. Demorei uns dias para voltar aqui, estava tirando uma folguinha na praia, mas amiga, estava tão calor que não aguentamos, voltamos antes do previsto!

    ResponderEliminar
  28. Sinto imenso pela morte de tua mãezinha,eu graças a deus ainda tenho os meus pais vivos,pois tambem ainda sou novinha,tenho 27anos e vou fazer 28 em Abril. Pensa que a tua mãe é mais uma estrelinha no céu e que ela olha por ti todos os dias graças ao apoio incondicional de deus e dos anjinhos!! Beijinhos e espero que recuperes dessa morte!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Impossível não sentir um aperto no coração! Que é sensivel e sabe amar saberá dar o devido valor! Imagino o que custa Cidália porque mae é mae e um amor incondicional. Sinto o mesmo pela minha e sei o que irei sofrer. Adorei a introdução...espero que a sua visita perdure e sintas a sua alma perto de ti. Eu digo sempre que quem amamos nao parte...fica sempre juntinho a nós! Amei o texto e uma lágrima verti, apesar de ja ter comentado passado tanto tempo.

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘