25 de dezembro de 2018

Um Natal harmonioso para todos

Nesta época anda-se num frenesim por causa das prendas, por vezes exageradas, tendo em conta que ultrapassam, muitas vezes as possibilidades de cada um.  Tenho presentes para oferecer, não fui além das possibilidades, mas o que comprei foi com carinho.  Para economizar, e para que todos tenhamos um presente, fazemos o amiguinho invisível para que todos tenhamos que desembrulhar. Não são os presentes o mais importante. O mais importante é o carinho, a confraternização e a alegria com que passamos a nossa consoada. 

Mas confesso que me entristece saber que, existe quem nesta noite, como em todas as 365 noites do ano, nada tenha. Muitos, nada comam, e passam uma noite ao relento. Por isso, cada vez que pensarmos (ou entrarmos) em exageros, lembremos-nos dos que queriam apenas uma sopa quente, e, se calhar neste dia, nem isso têm.
Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso comportamento para com o próximo. Fazer nem que seja "uma'' boa acção directamente a quem precisa. Um sorriso, uma palavra de carinho, por vezes é preciso tão pouco para fazer uma pessoa feliz. 

A todos os meus familiares e amigos. Amigos virtuais e blogueiros. Também para os do outro lado do Atlântico, um Natal cheio de confraternizações, Saúde,  Paz e Harmonia.

Imagem relacionada

FELIZ NATAL
Cidália Ferreira

23 comentários:

  1. Infelizmente o consumismo é nos dias que correm um lugar comum.
    Há que pensar nos que nada tem e tentarmos minimizar na medida do possível a carência dos que pouco ou nada têm.
    Desejo-lhe um Feliz Natal.

    Beijinhos Cidália

    ResponderEliminar
  2. Uma data que nos deixa mais emotivos e reflexivos...Falta solidariedade ao mundo! FELIZ NATAL! bjs,chica

    ResponderEliminar
  3. "Que os sinos natalícios anunciem as boas novas e te tragam um natal abençoado."

    Boas Festas Natalinas, querida amiga Cidália!
    Um carinho, um afago, uma ternura nada custa e faz a muitos mais felizes.
    Tenha dias natalinos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    ⚘🌷🌺🌹🎁🎈

    ResponderEliminar
  4. O Natal dos sonhos é aquele que idealizamos no espírito, sentimos no coração e partilhamos na solidariedade! Obrigada pela amizade e carinho nestes meses. Que a magia da noite de Natal transforme os teus sonhos em realidade! FELIZ NATAL <3

    ResponderEliminar
  5. Te deseo una Feliz Navidad en compañía de tu familia, llena de amor, paz y felicidad, y que el Nuevo Año 2019 sea generoso contigo en todos los aspectos y se cumplan todos tus deseos.

    Besos.

    ResponderEliminar
  6. Feliz natal y próspero año nuevo, Cidália.
    Estoy de acuerdo en que no debe un sobrepasarse en exageraciones y derroches navideños.

    me gusta esa simplicidad y honestidad tuya.

    beijos1!!

    ResponderEliminar
  7. Desejo que passes um Santo e Feliz Natal na companhia de quem mais desejas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Muy feliz Navidad!!.
    Que se cumplan tus ilusiones,
    Un beso.

    ResponderEliminar
  9. Cidália!
    Desejo tudo em dobro para você e sua família!
    Desejo uma semana de muito amor e paz no coração!
    “Que os sinos do Natal sejam os mensageiros de boas festas e que o ano novo seja repleto de realizações. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!”
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderEliminar
  10. Adorei o teu texto e faço das tuas palavras e sensibilidade minhas!
    Espero que tenhas tido um santo Natal junto da tua linda família pois este ano já esteve junto de ti.
    Desejo continuação de festas felizes sobretudo com muita paz, amor e saúde.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Um texto muito bonito. Pessoalmente eu penso que não faz sentido festejar o Natal, quando há no mundo milhões de pessoas a morrer de fome, frio e guerra. Acho uma hipocrisia, fazer uma ceia de Natal para os sem abrigo na noite de Natal, e deixá-los abandonados à sua sorte no resto do ano. É como dar um presente com um bonito presente a uma criança e quando ela se consegue desenvencilhar do papel do embrulho, roubar-lhe o presente. Mas enfim que posso eu fazer para endireitar o mundo?
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Brindemos a um novo ano e a uma nova chance de fazermos tudo melhor do que já fizemos. Feliz Ano Novo, Cidália a você e família.

    ResponderEliminar
  13. É verdade amiga uma noite pra se comemorar. Mas tmb a tantos motivos pra chorar. Basta parar e ver a situação de nossos semelhantes que sofrem e nada tem. Só nos resta agradecer o q Deus nos deu e pedir que aqueles q vivem a Margem Da sociedade Tenham um pouco ou o mínimo Sejam eles Alcançados. Bjs querida que todos tenham seus direitos e desejos realizados

    ResponderEliminar
  14. Querida e estimada amiga. As palavras expressas e "sinto" sejam sentidas, podem mexer com a mente de todos nós.
    Talvez seja esse o oblectivo, Talvez seja esse o dever se que um de nós, poder tocar na consciência de cada um para que um sem número de coisas, possam ser alteradas.
    Mas permito-me corrigir (na minha modesta apreciação), que «podemos sim mudar o Mundo». Somo nós e a nós compete, unir todos os esforços e mudar fronteiras, para o pão que sobre em muitos lares, possa ser repartido por que nem migalhas tem.
    Como dizia o poeta:
    O Mundo só pode ser
    Melhor do que ate aqui
    Quando conseguires fazer
    Mais pelos outros, que por ti....

    Beijinho Boas Festas e nunca perca esse belo sentimento !!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Uma linda e sentida mensagem de Natal!
    Esperando que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia de todos os seus, Cidália, desejo-lhe a continuação de Festas Felizes, e de um fantástico 2019, com saúde, muita esperança, optimismo, e muitas alegrias!
    Um beijinho grande!
    Ana

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘