7 de dezembro de 2014

Quem gere melhor a traição? O homem ou a mulher?

Se para as mulheres lidar com a traição não é nada fácil – como escrevo em baixo - para os homens essa situação é bastante mais complicada.

A mágoa/revolta/serem apelidados pelos amigos de "corno" -  por ter sido alvo de traição é maior - dizem que mais difícil de suportar - para os homens, mesmo quando querem perdoar.

Embora falem em igualdade, de actos, direitos e deveres, na minha opinião, a sociedade em geral ainda recrimina mais a mulher...."logo, o homem se sente na obrigação, qual machismo bacoco e cruel, de tomar uma atitude, como agredir, em muitos casos até matar."

A igualdade no geral, e nos relacionamentos afectivos, em particular, entre o homem e a mulher nunca foi nem é uma realidade. Talvez nunca o venha a ser.
A mulher tem mais tendência, e mais frequentemente, perdoa a traição.

O coração da mulher, embora sofra e muito, por uma questão de mais e maior agregação sentimental - diz-se que pensa com o dito coração  - tem mais capacidade de perdoar. Nunca, ou raramente, de aceitar.

O homem, talvez por uma questão de machismo sofre mais. É que, assumir que foi traído perante a sociedade é muito difícil, mexe-lhes com a virilidade e isso, norma geral, torna-os incapazes de aceitar e perdoar a traição. Falo em regra geral, existindo sempre a excepção.

No entanto penso que são os homens que mais frequentemente pulam a cerca como se diz em linguagem popular. O fruto proibido, é o mais apetecido. ( Será que as mulheres não podem pensar o mesmo, na questão do fruto proibido ? )

Para a mulher, ser humano como o homem, que tem sentimentos, é muito doloroso ser objecto de uma traição, por parte do marido que na maioria das vezes é a luz dos seus olhos, o amor de coração, o mais perfeito, o homem incapaz de a trair. Pura ilusão que tantas vezes nos fere, mata, destrói.

Claro que entendo que para o homem deve acontecer a mesma coisa, ter o mesmo pensamento, na base da confiança e força do sentimento.

Mesmo assim, penso que mais facilmente, a mulher perdoa e continua a relação. O Homem ainda que também assim possa acontecer, é-lhes mais difícil e aceitar continuar com a dita relação.

Ser traída pelo homem que se ama é uma dor difícil de suportar e carregar para a vida. O mesmo se passará certamente com o homem.

Temos  uma capacidade maior de perdoar, mas não de esquecer. A sociedade ainda hoje desculpa a traição do homem e condena a da mulher. ELE trai é um machão. ELA trai é uma put@, uma desenvergonhada, e sei lá que mais. 
Tudo isso como se não fossemos iguais ( ou até superiores ) em sensibilidade, na entrega e na forma de amar, em deveres e direitos.

Qual é a vossa opinião sobre este delicado assunto?
 ***
Cidália Ferreira
.

64 comentários:

  1. Olá Bom dia amiga Cidália

    Belo texto ... um tema delicado que nos dá muito que pensar !!!

    Bom fim de semana... se estivesses mais próximo convidava-te para ires à apresentação do meu livro ...hoje à tarde na Biblioteca Municipal de Tavira

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Angela
      Obrigada pela tua visita! Sim este texto é muito delicado, mas na verdade é a realidade desta vida.

      Se estivesse pertinho teria todo o gosto em ir. Obrigada pelo convite.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Gostaria muito de obter uma reposta!
      Já trai minha mulher, fiquei e ainda estou muito arrependido, por isso mesmo, tive a sensibilidade de lhe revelar. No entanto, tenho medo que ela por me perdoado, se ache também no direito de me trair também! Tento muito confiar nela, por a amo muito, só que acho que ela tem Un senso vingativo, por isso fico pensando ; será que ele me traio também!? Ou pretende fazê-lo na menor oportunidade que tiver?! Por favor me ajude a confiar na fidelidade da minha esposa!

      Eliminar
  2. Minha querida, a reacção à traição é muito subjectiva!

    No meu caso, logo que soube pedi o divórcio .

    Aliás, coisa que não suporto de todo nem a quem que seja e seja qual for a situação e relação é a mentira !!

    Bom fim de semana e grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São, claro que concordo consigo.
      Mas na minha maneira de ver depende de muitas coisas. Não é verdade?

      Bom fim de semana
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Claro que depende, por isso eu escrevi que a reacção é subjectiva...

      Eu sei como reagi mas nunca saberei como outra pessoa reagirá.

      Bom resto de feriado, linda

      Eliminar
  3. Bom dia Cidália

    Gostei do teu texto e concordo em muito que escreveste.

    A verdade magoa muitas vezes, mas é perdoável, já a omissão, a mentira não dá hipóteses a nenhuma relação.

    Na verdade concordo quando dizes que homem trai é machão, mulher trai é puta... felizmente este conceito esta a terminar.

    Ao longo da minha vida sempre escutei mulheres mais velhas, aprendi a conhece-la e sei que nem sempre tinham razão quando se queixavam, alguns conselhos dei outros nem valia a pena porque não queriam ouvir, mas falar.

    Nem sempre a culpa era do homem, as famosas dor de cabeça, o falso período os ciumes injustificáveis, as telenovelas continuas, a própria Internet levam o homem afastar-se e a procurar atenção noutras paragens e tudo acontece.
    As mulheres queixam-se que eles só querem futebol e cerveja...

    Também não podemos esquecer que temos de pensar primeiro em Nós, homem e mulher e só depois os filhos... pois temos de mantermos saudáveis física e emocionalmente, só assim estamos em condições de cuidar deles e da nossa relação... filhos crescem e partem... nós para chegarmos ao fim das nossas vidas temos de amar e ser amados e sobretudo saber conversar pois é o que mais podemos fazer a partir de certa idade.

    Viver de aparências é fachada completa...

    Confiança é o pilar de uma relação.

    Força, para tudo tem remédio até para a morte...recomeço.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joakim Santos
      Estou de acordo com tudo o que escreveste, com não podia deixar de ser.

      Viver de aparências deve ser horrível!!

      Obrigada pelo teu enorme e interessante comentário.

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Foste tu que escreveste este texto?!...Muito bom.
    A maioria dos homens acha que engatar mulheres faz parte da sua condição, e não concordo que sofram mais com uma traição, são é fracos para aguentar a dor que isso provoca, e o facto de serem apelidados de "cornos". Ou seja, se a mulher o traiu, quanto a ele os outros podem pensar que se isso aconteceu é porque ele não foi suficientemente homem, enquanto quando ele trai é porque é um grande garanhão e ninguém resiste à sua "qualidade" de macho.
    Ter vários homens para uma mulher é considerado registo criminal, enquanto para o homem é currículo.
    Trair a confiança de alguém é sempre mau, depois cada um decidirá o que fazer. Acho que quem trai uma vez pode nunca mais voltar a trair, mas também poderá fazê-lo vezes sem conta. Mas acho que o mais importante quando se perdoa é fazer o esforço para confiar novamente, e é no entanto o mais difícil.
    Eu perdoaria ou não conforme as circunstâncias.
    Isto dava pano para mangas!
    Bom fim de semana!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura Santos,
      Fui eu sim.

      Deixa-me dizer-te que fiquei muito contente com o teu GRANDE comentário. Concordo na integra com tudo o que dizes.

      E claro, depende das circunstância em que se perdoa uma traição!! Verdade!.... ((E fala quem sabe))!

      Muito obrigada pelo teu carinho e disponibilidade para este texto que é a realidade dos nossos dias.

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Querida Cidália, há traições e traições, tudo depende do que se passa a seguir, se é que me entendes...se a pessoa demonstra verdadeiro arrependimento, porque não perdoar se o amor ainda pode resistir a isso...?... Mas se o amor já tinha acabado não há nada a perdoar.
      Tenho a certeza absoluta que o meu marido nunca me traiu, é casa trabalho, trabalho casa, e para além disso ele não tem jeito para engatar mulheres...fui eu que que tive que seduzi-lo, estás a ver a chatice?...LOL
      xx

      Eliminar
    3. Pois........ Hoje vou enviar-te um mail..... mais logo ok??

      Obrigada querida amiga.
      xx

      Eliminar
  5. Querida Cidália
    Estou plenamente de acordo consigo.A nossa sociedade ainda é muito machista!
    Gostei imenso do seu texto que prova a sua versatilidade:escreve muito bem em prosa e em verso! Parabéns.
    Bom fim de semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz

      Obrigada pelo seu carinho.... Concordo consigo.

      Beijinhos
      Bom fim de de semana.

      Eliminar
  6. Acredito que só na hora, podemos saber nossa reação. Mas acredito, não seria nada calminha,rs bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo chica.... Por muito que falemos, só na hora, e que sabemos!

      Um beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  7. Boa tarde Cidália,
    Excelente tema que nos traz.
    Não se pode medir a intensidade do sofrimento de cada um, e não nos podemos guiar pelo modo como reagem a esse sofrimento, pois cada um tem sua maneira de ser, de sofrer e de mostrar, ou não, esse sofrimento. Mas não acredito que um homem sofra mais dor por uma traição, o que ele tem é o orgulho de macho ferido perante os pares. E reage, por vezes, de maneira mais agressiva e tempestuosa. E curioso, o facto de assim reagir, não é sinónimo de fidelidade de sua parte. Porque, embora não regra, claro está, é usual um homem trair sua mulher, e entender isso como "normal" à sua condição de homem, mas não admitir traição por parte da mulher. Os traidores são, regra geral, os mais ciumentos (mesmo sem razão) e justamente os que reagem com mais violência a uma traição.

    Quanto ao perdão, isso é complicado de opinar. Tem a ver com vivências, com sentimentos, com a forma como o outro age/reage. Defendo que "quem está no barco é que sabe como ele navega".

    abç amg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmem Grinheiro
      Muito obrigada pelo seu soberbo comentário! Há traições que doem muito.. mas há acções que doem muito mais.

      Só quem por elas passa é que sabe dar o verdadeiro valor... Mas o amor vence!

      Beijinho, bom fim de semana

      Eliminar
  8. Amiga, a sociedade foi, é e será sempre preconceituosa com relação a esse assunto... o homem pode trair, a mulher não. Traição numa relação de amor e sincera não deveria existir, mas hoje em dia o que mais vemos por ai são caso de traições entre casais. Só que eu acho que a mulher já não é mais bobinha. Muitas fazem que perdoa a traição do parceiro, mas nas costas, mete-lhe chifres e eu acho bem feito. Creio que nos tempos atuais está quase que empatado... a mulher está mandando ver kkkk. Bjus e parabéns pelo excelente texto.
    * O amor hj em dia está muito banalizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Nádia, bem sabemos que o sistema nunca mudará... por muito que digam que estamos em igualdade, não, não é verdade!
      Não, não sou a favor de pagar com a mesma moeda. As conversas existem... se não dá para continuar, então cada um para seu lado! Mais nada.

      Obrigada amiga pelo teu comentários. Gostei de te ver aqui.
      Felicidades para teu novo amor.

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Cidália, muito bom seu texto, reflete a real condição da sociedade em relação a traição, acredito que se há amor verdadeiro entre um casal e é recíproco, não há razão para trair!
    Mas acho muito triste isso, traição sempre é muito difícil de ser aceita!
    Minha amiga, fugiste radicalmente do seu estilo, pois aqui só li seus lindos poemas de amor, embora muitos deles também tenham mostrado os reveses da vida sentimental!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ivone
      Talvez tenha razão óbvia para escrever este artigo... mas acredite que o amor vai vencendo barreiras. Existem factos que valem a pena.. não sei se me faço entender.

      Fugi aos meus poemas... faz tudo parte de uma vida.
      Um beijinho e um fim de semana.

      Eliminar
  10. Sem dúvida, um tema que faz mexer sentimentos.
    Pela sociedade, esse tipo de traição é menos tolerante quando praticada pela mulher.
    É verdade que a mulher tolera melhor a traição do homem do que o contrário.
    Que dizer mais? Está praticamente tudo falado no seu texto.
    É assunto que deve ser tratado com pinças, dada a delicadeza.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Observador
      Claro que perante a sociedade a mulher é e sempre será incriminada pelo facto de trair.

      Os Homens por muito que digam que estamos em igualdade...nunca conseguem lidar com a traição ...
      É delicado sim...

      Obrigada
      Bom fim de semana
      Beijos

      Eliminar
  11. Ora aqui temos um tema, que até daria para levar junto das câmaras televisivas.
    Quiçá num próximo, Prós e Contras !!!!!!!!
    A questão aqui exposta, por ser complexa, é de difícil discussão.
    Quem trai trai e (seja homem ou mulher), não vai badalar qualquer aventura, a não ser.........a não ser que seja pessoa exibicionista e sem quaisquer tipo de escrúpulo. Mas que os/as há, nem tenho qualquer dúvida.
    A dor que resta ao outro lado, bem...... ou se gosta ou não se gosta, ou se aceita ou não se aceita uma eventual "falha".
    Naturalmente, em cada caso (e cada caso é um caso ), competirá à pessoa "afectada" compreender,ver e analisar eventuais falhas, e decidir em consciência o que melhor lhe aprouver.
    Como disse. Cada caso é um caso.
    Beijinhos e Abraços !!!!!!!!!!
    Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já pensei nisso... está tudo tratado.... vai sair nos prós e contras.

      Enquanto isso vai-se lendo e comentado.... por muito que se fale que sim e tal, os homens não têm a capacidade de perdoar. Essa é aparte fraca dos homens, falo no geral.


      Bom fim de semana
      Beijos

      Eliminar
  12. É um assunto que merece uma reflexão profunda e resposta ponderada.
    Quem trai mais, o homem ou a mulher? Quem perdoa mais uma traição?

    Na questão de trair, se calhar nos tempos que correm estão equivalentes o homem e a mulher. Talvez ligeiramente o homem traia mais. Está nos genes e dificilmente isso um dia mudará.

    Na questão de perdoar, sou de opinião que a mulher, como é mais sentimental, sem dúvida que pensa com o coração, e daí perdoar mais a traição do que o homem.
    Bom texto, atual, complexo numa questão dividida entre opiniões de uns e de outros que, defenderão certamente a sua dama, como se costuma dizer.
    Parabéns p+ela oportunidade do artigo
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, ainda bem que gostaste do artigo!

      Claro que já foi tudo dito, mas deves concordar comigo que, os homens são muito fortes mas, na hora de perdoar uma traição, são muito pequeninos... falo no sentido de digerir a traição..

      As mulheres apesar de serem mais fracas, são muito sensíveis... a ponto de perdoar, mas também vai depender do carácter de cada uma..
      O melhor seria nem um nem outro trair.

      Obrigada pelo teu brilhante comentário
      Beijinhos
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Poderia dizer que subscrevo o seu texto, todavia não devemos dar ao Homem
    essa desculpa, da sua virilidade!!! Penso que traição é sempre traição, seja
    de um homem ou uma mulher.
    Temos que pugnar por direitos iguais, também numa relação afectiva.
    Pode não existir, todavia devemos pugnar porque exista.
    Bj. e bom fim de semana.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deviam ser direitos iguais sim, sem recriminação. mas infelizmente não é assim....

      Amiga, obrigada pela sua carinhosa visita
      Um beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Para mim tem que haver igualdade.
    Não há diferenças entre sexos!
    Penso que os dois sexos traem na mesma medida! Talvez as mulheres sejam mais cuidadosas.

    Eu não perdoaria!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria ser assim, mas infelizmente ainda não é, nem nunca vai ser.

      Pois, concordo... melhor é nem saber.

      Obrigada
      Beijinhos bom fim de semana

      Eliminar
  15. Cidália boa noite, nos dias de hoje não dar pra dizer quem trai mais, Cidália beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Lucimar
      É capaz de ter razão.


      Beijinho
      Bom fim de semana

      Eliminar
  16. Cá estou eu, neste debate bastante construtivo e interessante para contribuir com a minha opinião, baseada em estatísticas, factos e testemunhos.
    A traição é "histórica" sempre fez parte da antiguidade. Estava associada à luxúria, às paixões carnais e amores clandestinos.
    Com o evoluir da mente e da sociedade, a traição tornou-se mais "liberal" e actualmente é muito estimulada pela "tecnologias". Sem dúvida, um dos grandes culpados são as redes sociais. Tanto a mulher como o homem se sentem estimulados pelo desconhecido e pela novidade.
    Nos dias de hoje, as estatísticas têm comprovado que a mulher tende a trair cada vez mais. Julgo e arrisco dizer que, ambos os sexos estão em igualdade. O homem que outrora detinha o domínio desse acto, está a ser igualado pela mulher.
    O perdão depende muito do carácter de ambos, sendo ela quem mais tem cedido ao longo do anos. O motivo é determinante e pode ou não abalar uma relação.
    Considero que quando existe amor, cumplicidade e carinho a paixão, deveria ser imperdoável. Além de trair a mente, trai também o coração.O diálogo entre ambos após a descoberta duma traição, é determinante e poderá fortalecer os laços existentes e minimizar os danos psicológicos.
    Este tema é bastante complexo, cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa
      Eu não acho que estejam, em igualdade... nem pensar... acho sim que deveriam haver igualdade, isso nunca vai acontecer... por muito que digam que estamos numa era moderna, eu não acredito..
      Nas redes sociais sim, é um pescatorio, mas só cai quem quer...
      Na minha maneira de ver , o homem terá culpa de ser traído, muitas das vezes não faz com a esposa o que vai fazer fora de casa.... Não me vou alongar muito mais.
      Claro, o facto de se perdoar ou não, depende dos próprios facto na vida de cada um...
      É sim um assunto muito complexo com pano para mangas!!

      Obrigada, beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  17. Fui traída uma vez, ao fim de 11 anos de namoro. Nunca perdoei, nem perdoarei ao meu marido se algum dia eu souber de uma traição. Acho que é a única coisa que não perdoo mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Timtim Tim

      Lá terá a sua razão em não perdoar. Cada caso é um caso, e cada um é que sabe.

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijinho, bom domingo

      Eliminar
  18. Boa noite,Cidália.

    Excelente esse seu texto,querida amiga poeta.

    Creio que tanto mulheres como homens sofrem com uma traição. A diferença é que a maioria dos homens foram ensinados a esconder os sentimentos.

    Perdoar também não depende do sexo e,sim,da personalidade ou da alma,quem sabe.

    Cada pessoa é um ser diferente de qualquer outra.

    Muito bom levantar esses assuntos,amiga.

    Adorei.

    Obrigada pela visita,volte sempre!


    Beijos e uma semana de alegrias

    Donetzka

    Face Book:

    https://www.facebook.com/donetzka.cercck

    Twitter: @donetzka13

    Instagram: @donetzka


    http://instagram.com/donetzka

    Flickr(Minha galeria de imagens):

    https://www.flickr.com/photos/123498631@N06/

    Youtube (Meu canal):

    http://www.youtube.com/channel/UCnVpBs2C-vL6fd1BaRH3lrA/about


    Blog Magia de Donetzka



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Done

      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Claro que dependa da personalidade de cada um..e do orgulho também.

      Beijinhos e bom Domingo.

      Eliminar
  19. São tantos os motivos que levam alguém a trair. Não dizem que o amor é como um vaso de flor , que precisa ser regado todos os dias? Pois é...
    Muito bom, Cidália, beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, ॐ Shirley ॐ
      Concordo consigo: Por vezes existem motivos que levam a pessoa/homem, ou mulher a trair, sem duvida...Apesar de que acho que ao é melhor solução, porque mais tarde sofrem-se desilusões.

      Obrigada pela sua visita.

      Beijinho e bom Domingo.

      Eliminar
  20. Bom dia Cidália.
    O homem nunca jamais perdoa um ato de traição!
    Vem logo com agressão,assim como você descreveu.
    Mas a mulher ele já leva pelo lado coração! E perdoa facilmente!
    Adorei o texto!

    Cidália você deixou um comentário hoje em meu blog,sobre a postagem que escrevi.
    Só que;O aniversário foi meu.
    Postei o que recebi da minha amiga Donetzka.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nelma

      Concordo com o que escreveste.

      Sim, se me enganei peço desculpa, mas penso que não.

      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  21. Cidália penso que essa dor deve ser insuportável para ambos os sexos, mas acredito que as mulheres embora nunca esqueçam a traição, têm mais capacidade para perdoar.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Maria Rodrigues

      É sempre insuportável, sejam quais forem as razões. E porque será que o homem não consegue perdoar?? Será menos homem por isso?
      Obrigada

      Beijinho e bom Domingo.

      Eliminar
  22. Bom dia Cidália
    O sentimento propiciado ao coração é altamente corrosivo pode-se até perdoar mas esquecer... jamais. Volta e meia o fantasma da traição volta e vai minando a confiança até a deterioração completa da relação afetiva.
    Um bom domingo para você
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracita
      Obrigada pela sua mensagem

      Tenham um bom Domingo
      Beijinho

      Eliminar
  23. Cidália.. traição significa ser trocado, ser preferido por outra(o), ser colocado em segundo plano, ser rejeitado...
    Esse grupamento de sentimentos e sensações é muito duro... difícil de lidar...!!!
    Excelente post!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde PDR
      Concordo! O que então se faz constantemente!

      É muito duro sim
      Obrigada pela suam visita.


      Tenham um bom Domingo
      Beijinho

      Eliminar
  24. Reacção do ser humano à traicção depende de qual os dois cometeu o delito.
    Kis:=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro; Depende, se for o homem menos grave? Porquê? o peso não é o mesmo?

      Obrigada pela sua visita

      Tenham um bom Domingo
      Beijinho

      Eliminar
  25. Amiga texto maravilhoso mais na minha concepção quem se respeita não
    trai mais como isso acontece em alguns casal com a minha mae aconteceu
    e muito o meu pai é delegado de policia, eu todo os dia peço a DEUS que nao
    aconteça comigo por que é triste a minha mae era super triste, mais graça a DEUS ela hoje diz sou feliz o meu pai mudou e vive só para família, graça a DEUS só DEUS para fazer isso. Tenha uma semana abençoada, Curta e siga o meu canal
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nequéren, obrigada pela tua mensagem....Ainda bem que tudo está bem, que bom para ti

      Tem um bom Domingo
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Concordo Cidália, a mulher apesar de ferida, lida melhor com a traição, para os
    homens por uma questão de educação é muito mais dificil, boa semana amiga
    e trair é muito mau para um relacionamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Zulmira Romariz

      Tem toda a razão, melhor seria nunca existir traição!

      Obrigada pelo seu carinho
      Beijinhos

      Eliminar
  27. Adorei o texto, e devo dizer e não seria honesto da minha parte dizer que sou um poço de virtudes, porque não sou. Sim eu traí a minha esposa ainda que sem contacto fisico com a outra pessoa, eu a traí, ainda que virtualmente. Razões poderia arranjar um lista interminavel de desculpas, como a falta de atenção, carinho etc... Mas a verdade é que como homem, fui fraco e desonesto, não segui o caminho do dialogo e da fedelidade que havia jurado. Agora amo ainda mais a minha esposa, pelo enorme dom do perdão que me concedeu, e finalmente dialoguei... E a felicidade regressou ao matrimónio! Adorei o seu texto! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua mensagem...
      Onde a honestidade e sensibilidade deu espaço ao amor de novo.

      Tenha uma semana feliz
      Beijo

      Eliminar
  28. Por mais semelhantes que sejam os papéis que desempenham em sociedade, o homem e a mulher têm visões distintas sobre as relações amorosas, em especial quando envolve a traição. As mulheres costumam relevar a infidelidade do par com maior facilidade do que eles, perdoam porque acreditam que o homem se deixou levar pelo momento e traiu. Ou seja, ele só queria sexo, não há amor envolvido. A mulher leva muito em consideração os próprios sentimentos e por isso tende a perdoar com mais á os homens não se atêm muito às questões sentimentais. Para os homens a maioria vítima da infidelidade feminina, o grande dilema não é a parceira ter ou não se apaixonado, mas ter transado com outro sujeito. A ferida é na própria masculinidade.Amei o texto.

    Beijos Cidália ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, Obrigada pela tua mensagem.
      É tal qual como descreveste, gostei muito.

      Beijinhos e otima semana.

      Eliminar
  29. Bom dia Cidália,
    Quem nasceu para trair, trai mesmo amando a pessoa. Talvez seja uma auto-afirmação.
    Eu particularmente não aceito, se souber de alguma coisa eu dou uma bela limpada $ no meu marido e o mando embora.kkk
    Aí, sem dinheiro voltará com o "rabinho" entre as pernas pedindo perdão e, eu não perdoaria, pois que faz uma vez, faz sempre.
    Beijos
    Bárbara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Barbara

      Respeito muito a sua opinião. Não deixa de ter razão.

      Um beijinho e obrigada pela mensagem
      Tenha uma óptima semana

      Eliminar
    2. Olá Cidália
      A traição é algo terrível, acho que hoje em dia cresceu muito a imoralidade de ambas as partes. Bjs amiga.

      Eliminar
  30. Não esquecer que, se a mulher sofre, e tu como mulher só podes realmente falar em nome das mulheres, não deixa de ser uma grande verdade que muitos homens traem porque mulheres, mesmo sabendo que eles têm namoradas ou são casados, não se preocupam minimamente com essa situação, bem pelo contrário! O homem pode até ter maior propensão para trair do que a mulher, mas não faltam mulheres, provavelmente em número muito superior a homens, que não olham a meios para chegar ao seu objectivo! Não é por acaso que não faltam mulheres afirmando que só têm amigos e muito poucas amigas, elas lá sabem o motivo para não confiar em amigas, sobretudo as solteiras...

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘