1 de fevereiro de 2020

Saudade/ Memórias - Parte 1

Pateira de Espinhel. Imagem de Luísa Martins

🙏
Na vida, quando se "abandona" um barco, pelo cansaço, pela luta de uma vida, pela falta de coragem, pela "pressa" de partir, tudo termina. Ali as águas sobem e descem como a vida nos seus altos e baixos. As águas ondulam noite e dia, anos a fio, e o barco, outrora abandonado perde a cor, a consistência. Perdeu a vida...Foi atrás de quem o deixou à deriva.
.
Por muito triste que seja a partida  em 1994, por muitos anos que tenham passado, aquela dorzinha atenuada, vem sempre à memória. Todos os dias me questiono porque partiste tão nova?! Como é que serias hoje, com quase 80 anos? Tenho amigos/as mais velhos que eu, que ainda têm uma Mãe. Todos os dias me lembro de ti e penso, que serias muito feliz se o carinho que destes aos teus netos - até os deixares, pequeninos –, se continuasses connosco, serias uma bisavó babada, como eu, agora avó. Terias exactamente uma replica/neto, como aquele que te dizia aquelas coisas que te deixavam rendida, apesar dele ser o mais reguila.  A Neta, que tu sabias que "estava a caminho", mas não chegaste a conhecer... Sabes, ela vai casar este ano... Estejas onde estiveres sei que sabes do que falo e de quem falo.
Sei que estás em Paz, porque só a tiveste quando partiste. Peço-te que nos protejas a todos. 🕊
.
Diariamente me deparo com Senhoras já com uma idade avançada, tão doces, que te trazem à minha memória, e ainda fazem a sua vidinha de casa e as hortas, sabe Deus como... Que bonito! Apenas acho que deviam poupar-se mais, são umas escravas do trabalho, "para o tempo que lhes resta"!

Sinto-me bem a falar de ti. Eras um exemplo. Uma Mulher Guerreira. Apesar de terem passado 26 anos, a saudade é eterna... 🕊🕊
.
Resultado de imagem para flor amarela e branca"
Da tua filha: Cidália Ferreira.
Parte 1

41 comentários:

  1. I love this photos 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderEliminar
  2. Lindo e emocionante e uma bela homenagem à tua mãe que de onde está te vê! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Emocionante!!!!!
    Um texto que demonstra uma saudade sem fim mas com uma ternura e amor tão grande que nos derrete o coração!
    Adorei!!! Quem amamos nunca parte e fica sempre junto de nós no nosso coração.

    Um grande abraço amiga! Adorei conhecer aquele paraíso e fiquei feliz por te ter inspirado!

    ResponderEliminar
  4. Sim Cidália!!!
    Tua mãe onde está te vê, te ilumina e te acompanha!!!!
    Linda e tocante homenagem.. a mamãe deve estar muito orgulhosa pela filha que ela criou!!!!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Uma forma emocionante de recordar a sua mãe.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A certeza da vida são suas chegadas e partidas. Os porquês do tempo, só Deus o sabe.

    Um abraço e bom fim de semana. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderEliminar
  7. Olá Cidália,
    Por este lindo texto vê-se que a sua Mãe era uma Mulher maravilhosa e ainda lhe faz muita falta. É uma dor que nunca desaparece, apenas fica adormecida.
    Onde ela estiver, de certeza que está muito orgulhosa de si e da Família que criou, fruto do ensinamento que teve.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A vida é feita destas partidas. Este ano, vai fazer 10 anos que a minha Mãe.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  9. oi linda!
    Muito tocante as tuas palavras!
    Que o nosso final de semana seja abençoado, seja de luz, de paz interior e
    clareza de pensamentos. Beijo enorme!

    ResponderEliminar
  10. Bonita homenagem, Cidália.

    Mães nunca morrem... vivem no coração dos filhos...

    Ótimo fim de semana... Beijinho
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar
  11. Que lindas palavras que me obrigaram a verter algumas lágrimas ao lembrar me da minha tia Odete que sempre foi tão minha amiga e sempre me recebeu com carinho ��������
    Muitos beijinhos Prima para todos ������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra; que bom que é "ver-te" aqui. Obrigada pelo teu carinho. :)

      Beijinho

      Eliminar
  12. Cidália querida!

    Faz tempo que minha mãe se foi e eu ainda sinto seu perfume, suas graça e elegância, seu despojamento para trabalhos voluntários, seus conselhos... suas lições. A emoção de quando rezávamos juntas. Parece que foi agora mesmo... ai, que saudades!!!

    Espero sua visita... venha me visitar e me deixar feliz... *;-)

    ResponderEliminar
  13. Lindo Cidália! Doces encantadoras palavras que me fizeram chorar.
    Faz hoje 4 anos que a minha mãe nos deixou com 81anos,tenho tantas saudades dela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. MÃE é insubstituível, eu que o diga. Fui criado sem MÃE. Em criança ficar sem MÃE e ser criado por tios não é a mesma coisa, embora nos queiram bem, não nos dão aquele carinho que tanta falta faz a uma criança quando mais precisa.
    Gostei muito de ler essa sua mensagem dedicada a sua MÃE. Escrevi com letra maiúscula, porque entendo de que assim é que deve ser escrito a palavra MÃE.

    Bom fim de semana amiga Cidália Ferreira. Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Cidália,
    Uma bonita e sentida homenagem à sua Mãe repleta de amor e saudade.
    Lá onde está ela protege-a.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime
    .

    ResponderEliminar
  16. Boa noite de muita paz,querida amiga Cidalia!
    Que linda homenagem! Quanta saudade! Quanto carinho!
    Como é bom quando se tem uma mãe pois a que é como a sua, fica para sempre juntinho a cuidar do Céu.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  17. Uma bonita homenagem aquela que lhe deu o ser e que em qualquer dimensão que esteja, se os sentimentos lhe são permitidos estará muito orgulhosa da filha amada.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. Que lindo carinho e homenagem. E onde ela está ela continua amando-te e protegendo-te como sempre minha querida
    Beijinhos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  19. Querida amiga Cidália,a saudades é eterna e eu sinto muitas da minha amada mãezinha que também fez a grande viagem há 23 anos.
    Lindo texto.
    Bjs-Carmen Lúcia

    ResponderEliminar
  20. Como a entendo Cidália!
    Uma homenagem linda com sabor a saudade! Bj

    ResponderEliminar
  21. Oi Cidália,
    Minha mãe ficou tuberculose e naquela época não tinha, ficou internada para morrer num Hospital do governo em outro esta, meu pai HOMEM TRABALHADOR, kkk, doou todos os filhos.Sofri, mas meu tio era um anjo.
    Apanhei demais, ela tinha ciúmes de mim....casei logo com um bom homem e fui morar pertinho da capital.
    Fiquei viúva ao 37 anos. Hoje meu filho tem um bom trabalho: é economista, contabilista, tem pós e muitos cursos.
    A vida tá aí pra gente viver que Deus quer. Não me queixo, pois tenho muita sorte e minha infância vivia conversando comas flores
    Casei-me nova e me mandei para pra lá da capital. Que delícia!
    Fiz muitos concursos públicos e ia mudando pra onde ganhava mais.
    Ô tempo bom!
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  22. Cidália,
    Errei
    Tuberculose naquele tempo não tinha cura, só ela sobreviveu naquela ala.
    Dorli

    ResponderEliminar
  23. É bom lembrarmos daqueles que amamos e já não estão ao pé de nós.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  24. Imagine a quantidade de emoções que vocês iriam partilhar....É a sina inevitável das perdas.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  25. Quando partem os que amamos, pequenas coisas nos trazem memórias, aproveite as boas :)

    ResponderEliminar
  26. Cidália,
    Que bom ler aqui nesse domingo.
    Perdas nunca sçao boas,
    entretanto lembranças sim.
    Bjins
    CatiahoAlc./Reflexod'Alma
    entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  27. A saudade sempre vai está em nós, quando a pessoa que amamos vai embora só resta a saudade, Cidália uma linda homenagem, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  28. Eis a Cidália em prosa (e muito bem).
    A temática diz-me muito. Como diz.
    Temos de acreditar que agora não sofrem. De facto, dói quando vemos tantos da nossa idade, ainda com pais e nós... Temos sempre aquela sensação "O que fiz para merecer isto?". Admito a minha parvoíce. Aos 40 pensava que, na generalidade, sendo o meu pai ainda novo, só o perderia quando tivesse uns 50 e tal, 60 anos; como aconteceu com ele, em relação aos pais.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  29. Há sentimentos que não se apagam, por muitos anos que passem...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  30. Imagino como se sente, querida Cidália.
    Podem passar muitos anos que a saudade duma mãe nunca diminui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. A saudade de quem nos é querido e que já partiu, deixa uma dor imensa.
    Imagino como se sente e compreendo a sua dor.

    Beijinhos Cidália

    ResponderEliminar
  32. O tempo não apaga as saudades... mas ajuda a saber conviver com elas... enquanto às vezes nos vai colocando outras pessoas, no nosso caminho... no meu caso, também perdi o meu pai aos 12 anos... quando ele tinha cinquenta e muito poucos... por isso, sei avaliar, o que se sente, quando se vê assim partir um dos nossos... cedo demais!
    Adorei esta belíssima e sentida homenagem à sua mãe, Cidália!...
    Hoje também deixei por lá no meu canto, umas palavras em destaque, do Rui Pires, também a propósito disto mesmo... das partidas e chegadas, que ocorrem ao longo da nossa vida... e curiosamente com outra versão quase igual, da música, que adorei ouvir por aqui... e que já tinha pensado associar às palavras do Rui!...
    Ainda ando a meio gás pela Net, por estes dias... porque esta minha gripe, ainda me deixou muito entorpecida... e ainda às voltas com uma irritante tosse seca, que ainda deve permanecer mais uns dias... exaurindo-me o resto da paciência, de tanto tossir... :-(
    Um beijinho grande! Uma boa semana, para si e todos os seus!
    Ana

    ResponderEliminar
  33. Homenagem sentida. Gostei muito de ler.

    A imagem ilustra fabulosamente o texto. Magistral publicação.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. lindo lindo parabens amiga bjs tudo de bom

    ResponderEliminar
  35. Emociona...
    A saudade fica para sempre...
    Uma bela homenagem Cidália que gostei muito de ler.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  36. Um momento de lembrança, serão muitos que nem vele a pena contar, este mereceu uma linda prosa numa página virtual, guardada no coração, quiçá numa gaveta lá de casa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  37. Uma belíssima homenagem, Cidália
    Um carinhoso abraço de
    Verena.

    ResponderEliminar
  38. Querida amiga, aqueles que amamos permanecem para sempre no nosso0 coração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘