17 de dezembro de 2023

PARA REFLETIR...

 QUANDO A CASA DOS AVÓS SE ENCERRA...

"Um dos momentos mais triste da nossa vida é quando a porta da casa dos avós se fecha para sempre. Uma vez fechada aquela porta, não haverá mais tardes felizes com tios, primos, sobrinhos, pais irmãos e irmãs. Vocês ainda se lembram disso?

Não precisávamos de ir ao restaurante aos domingos. Íamos para casa dos avós. No Natal, toda a família junta. A mesa era muito longa e sempre farta, cabíamos lá todos, mesmo quando a fome e pobreza faziam parte da família.

Hoje a casa está fechada e só resta a poeira. Uma placa de venda.

Ninguém quer aquela casa. Ela é antiga. Tem que ser remodelada. É muito caro...

Vocês sabem o que vale a casa dos avós. A casa dos avós não tem valor...

E assim passam os anos. Não há mais presentes para descartar. Fritos para comer.. Quando a casa dos avós se fecha, nós nos encontramos adultos sem perceber quando deixamos de ser crianças. Claro para os avós, sempre seremos pequenos e indefesos. Sempre.

Os avós sempre tinham café pronto. Um pão fresco. O vinho. Os doces.. Depois tudo acaba. Não há mais músicas. Não se faz mais massa caseira..

Vocês foram embora cedo demais...

Fica a saudade e as boas lembranças.

Obrigado Avô e Avó por tudo quanto nos ensinaram e pelo bom exemplo."


Um texto encontrado no facebook, mas, que para mim, faz todo o sentido partilhar convosco.

BOM DOMINGO.

29 comentários:

  1. Bom domingo de Paz, querida amiga Cidália!
    Um texto lindíssimo que me fez lembrar da casa da minha avó e a outra do meu avô.
    Era festa ir à casa da avo Celina e do avô Edmar.
    Uma era mais simples, grande, cheia de doces nas compoteiras no buffet na enorme sala.
    A outra era aos domingos, um sítio com uma escada para subir e lá eu ouvia as historinha no rádio do tio Janjão.
    Que saudade me bateu da infância ida!
    Um texto muito verdadeiro para nosso enlevo.
    Obrigada por inspirar saudade boa.
    Tenha uma semana pré natalina abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revivendo lembranças que achava que não mais existiam mas que estavam nos recônditos da memória. Feliz Natal e Ano Novo.

      Eliminar
  2. é muito triste quando o passado vai se encerrando. com os novos formatos de vida, o que mais vejo é não se recriarem nos descendentes. a família parece se perder. não se juntar mais. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  3. Que cierto este texto que tanto te gusto y compartes con nosotros. Como nos dices el que felicidad poder reunirse todos entorno a una mesa disfrutando de los mas simples platos pero unidos.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  4. Bem verdade,
    Feliz Domingo
    Beijinhos de boa e santa noite

    ResponderEliminar
  5. Um texto que me comoveu, porque foi também na casa dos meus avós que vivi os tempos natalicios mais felizes e genuinos da minha infância.
    Feliz Natal!
    Beijinhos Cidália

    ResponderEliminar
  6. Sim Cidália a casa dos avós não tem valor, as lembranças são preciosas demais, lindo texto bjs.

    ResponderEliminar
  7. Beleza de partilha de Cidália. Tenho em mim as melhores lembranças vivas da minha avó paterna, com a qual convivi e está sempre em algumas de minhas inspirações. Era um tempo de felicidade, as férias toda naquela casinha branca coberta de sapé e de longe se avistava a fumaça daquele fogão a lenha, que nunca se apagava. Hoje só saudades e versos de um poema.
    Belas recordações e triste quando a casa acaba amiga.
    Que tudo esteja fluindo bem para vocês na saúde e que assim possam viver mais um Natal de coração e alegria irradiante para o novo ano.
    Bjs e paz amiga.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Cidália,
    Um texto onde me revi e me levou à infância, à casa dos meus avós, onde passei os melhores anos e natais da minha vida.
    Um beijinho e um bom Natal,com muita paz.
    Ailime

    ResponderEliminar
  9. É assim mesmo. É preciso viver bem o hoje, quando ele for ontem, será somente lembranças.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  10. Os meus avós paternos estava em Portugal. Os maternos recordo apenas o meu avô que partiu cedo porque a minha avó nunca gostou de mim e não guardo qualquer recordação ou amargura de quando nos juntávamos na sua casa.
    Devido à guerra civil apenas recordo a casa dos meus pais. onde a minha Maria Rosa e a Lemba mimavam-me muito apesar de eu ser muito traquina:))
    Cá O meu pai partiu há muitos anos e depois o apartamento foi vendido para custear o Lar onde se encontra minha mãe.
    Nunca mais fui ao largo onde moravam porque fico triste, muito triste de saber o que era e no que está transformada.
    Recordar é viver mas há coisas cujas gavetas não as abro.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  11. Qué bonito lo que les has escrito a tus abuelos...
    Qué pena también.

    Besos.

    ResponderEliminar
  12. É sempre uma delícia ler-te Cidália!
    Para ti e todos os teus, tudo de bom...
    (⁀‵⁀,) ✫✫✫
    .`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫✫
    .•°*”˜˜”*°•.✫✫✫ FELZES FESTAS !
    MUITA PAZ FRATERNIDADE E MUITO AMOR!...

    ResponderEliminar
  13. memórias que ficam.
    obrigada pela visita
    boa semana

    ResponderEliminar
  14. Cresci longe dos meus avós, mas gostei da doçura deste texto.
    Amiga Cidália, quero desejar-lhe um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de saúde e momentos de felicidade.
    Beijo. Até para o ano.

    ResponderEliminar
  15. Triste sim! O importante é a boa relação em vida, para assim, ter saudade.

    ResponderEliminar
  16. Um texto muito interessante. Onde muitos de nós se identificam.
    Embora, nem todas as casas dos avós, sejam como a deste excelente texto.
    Gostei de ler, amiga Cidália.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, e Feliz Natal, na companhia de quem mais amas.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Uma ótima postagem que gostei muito de ler.
    Desejo a você e seus familiares um Feliz Natal e um Ano Novo
    com realizações e muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. É verdade em muitas casas, mas por acaso na nossa, não. E ainda bem.

    Mantemos a casa dos meus avós maternos e mantemos a tradição de lá montar a árvore e nos juntarmos lá a fazer coisinhas. Claro que não é como antes, mas as memórias estão lá todas.

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  19. Olá, amiga Cidália!
    Venho deixar os meus votos de feliz e santo Natal e um bom Novo Ano sobretudo com saúde e paz, no Amor de Jesus, Deus-connosco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Cidália
    Agradecida pelo ano que compratilhamos juntas nssos olhares em fotografias e poesias
    Obrigada pela comoanhia e amizade ,Que nossas portas contienuem abertas.
    Feliz Natal e vamos a 2024 !
    abraços

    ResponderEliminar
  21. Um texto com o qual muito me identifiquei! Era na casa dos meus avós, numa pequena aldeia na Beira Alta, que toda a família se juntava nas férias de Verão... depois... quando eles partiram... as reuniões de família deixaram de ter lugar... e cada ramo da família, foi perdendo o contacto entre si... muitos optando por outras paragens, ou cada um passando férias em alturas desencontradas, ainda na mesma aldeia...
    É a vida... com os seus encontros e desencontros! Faz parte!...
    Deixo um beijinho e um abraço para lá de apertado, desejando-lhe muita força e coragem, Cidália, e desejando que passem o Natal, o melhor possível! Não se desgastem com esta quadra, antes saboreiem-na com tranquilidade, e com a firme certeza, de que a próxima será bem melhor para todos, depois dum ano, que vos colocou à prova, sob tantas formas...
    Saúde e tranquilidade, e continuação de uma boa recuperação... para ambos, já que foi um ano particularmente desgastante para os dois... Feliz Natal, para todos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Os avós unem as famílias, Cidàlia!!.
    Seu texto capta perfeitamente essas memórias tão profundamente enraizadas em todos nós.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Que bela homenagem. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  24. Um texto lindo e sentido que me fez voltar aos meus tempos de criança. Quanta saudade meu Deus desse tempo mágico, ficam apenas doces memorias.
    Excelente partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Esta vida é mesmo uma passagem e a saudade é um sentimento tão difícil de gerir.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  26. Que lindo... Nossos avós foram luz em nossas vidas. Temos que honrá-los seguindo o seu exemplo, mantendo a família unida e sendo luz para as novas gerações da nossa família. Grande desafio... Não é fácil. Mas a vida não é fácil.

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘