16 de janeiro de 2015

Final de uma etapa muito importante.


Escola Básica de Albergaria  
  
Chega ao fim a mais dura etapa da minha vida... Digo dura, não pelo trabalho que estava a fazer, mas o facto de acabar o contrato, de trabalho ... no "CEI" o que se chamava de  POC, em simultâneo com a prestação de desemprego. Pedi o subsequente...mas levei uma bofetada de luva branca... Pois, ganhado o Conge 600€ limpos a nada mais tenho direito!! Mas como é óbvio recorri na mesma, mesmo sabendo que vai ser reprovado...fiz o que tinha de direito. O mais triste foi que até a minha indemnização tive que declarar, ou sejam as contas bancárias, e não adianta mentir, eles têm acesso a tudo.  
  
Confesso e com muita mágoa que estes quase 4 meses de trabalho com crianças multideficientes, foi para mim uma experiência única... onde aprendi, e dei tudo de mim... carinho, dedicação, eficiência e honestidade.  
  
Para trás deixo: Uma Eva,  que quando lá cheguei quase não comia a principal refeição que era o almoço pela dificuldade que havia em lidar com ela, muito complicado... Quando dei a refeição pela primeira vez à Eva, as professoras que já a seguiam nem queriam acreditar...a partir daí ficaria a Eva ao meu encargo, na refeição do almoço. É a única que fala, encanta-nos pela sua capacidade de memorizar musicas. Mas não tem noção do perigo... com ela é, todo o cuidado é pouco!  
  
Deixo também o Afonso que, tinha e tem, uma obsessão a cabelos compridos, óculos e chapéus. Não poderíamos chegar muito de perto que os cabelos eram puxados e os óculos eram "arrancados da cara, até aleijava" Graças a Deus que o "deixo" muito mais calmo nessa matéria... é um menino ciumento mas no fundo meigo, tem 10 anos, e é o mais pequenino, derivado a sua coluna e outros problemas. Não fala mas, apenas palreia umas coisas 
  
Deixo o Filipe, com 8 anos que é uma criança com uma doença muito rara, que depende de nós para tudo...Dá uns passitos, mas como lhe dão convulsões com muita frequência vai regredindo.  Não fala e vê muito mal.
  
A Rafaela tem 6 anos, nasceu normal, mas aos 9 meses deu-lhe um AVC... deixando a menina com várias deficiências, alimenta-se por sonda, não vê não fala nem anda... mas é um doce.  
  
A Rute... a Rute é uma criança de etnia cigana, mas muito bonita, com um coração muito fraquinho não podendo ser estimulada de mais... é do mais doce que há, não anda, não vê, e apenas diz algumas palavras...É um docinho. 
  
Deixo também as auxiliares e professoras,com quem  tive a sorte de me cruzar... Pois foram e são pessoas  excepcionais.  


Acredito que dei o melhor de mim, e que fiz o melhor que soube... sendo apenas eu mesma.   
Obrigada  até à próxima. Espero que, ao fechar-se esta porta, uma nova janela se abra.

Professoras, auxiliares e terapeutas, o meu muito obrigada.


Cidália Ferreira. 

54 comentários:

  1. Pena que as coisas assim sejam, mas por outro lado ganhaste muito e deixarás saudades e as levarás! bjs praianos,fica bem,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ganhei muito... experiência e lições de vida.

      Obrigada
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uma experiência única que a enrriqueceu e que lhe fez ver e aceitar, com mais entusiasmo o problema da Bruna. Sente se mais forte, realizada e principalmente, sentiu se útil com toda a experiência que viveu. As saudades deixam uma pequena dor, que perto do sorriso que ganhou, não é quase nada.
    Ha que pensar positivo, uma fase acabou, mas outra vai começar ☺

    Beijinhos
    Daniela Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, muito obrigada. Tu sabias o quanto isto era importante para mim. Mas a vida é assim, ficam as experiências..

      Obrigada pela tua carinhos visita
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ciclos que se fecham... Outros que se abrem... Tenho certeza de que isso é o que você está passando! Fé, força e garra a ajudarão pensar positivo e seguir adiante. Outras crianças a esperam... "Deixai vir a mim os pequeninos, deles é o Reino dos Céus"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho fé de encontrar brevemente uma janela aberta.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  4. Ainda muitas pessoas se queixam disto e daquilo que acaba por não ter importância nenhum comparado com essas crianças.
    Com a tua passagem por lá deste o que de melhor tens dentro de ti, pena acabar assim dessa forma. Decididamente a vida é injusta para quem não o merece Cidália.
    Beijinhos e força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... as "queixamos-nos de barriga cheia...
      Sim... A vida actualmente é muito injusta.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  5. oi Ci

    Tu vai deixar sdd na vida destas crianças.
    Toda experiência serve para mostrar para nós que se a gente não agir em prol do outro, a vida não vale de nada.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bell, sim mas outras os amarão... mas eu sim trouxe muita saudade e tristeza..

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  6. Como deve custar!...A ti e às crianças, todas a precisar de tanto apoio...mas se tu saíste terá de entrar outra pessoa... ou as crianças ficam agora sem apoio?
    Pode ser que com o tempo arranjes alguma coisa...mas está tudo tão difícil.
    Sinceramente não entendo porque dão formação às pessoas se depois as retiram de onde são necessárias...!
    Força aí, Cidália!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laura,
      Sim custou-me muito... Isto porque me empenhei de corpo e alma, abracei como se estivesse abraçar um filho. AMEI o que fiz... Apaixonei-me pela Eva.... embora goste de todos...
      Espero arranjar na mesma área.
      Mas uma coisa é certa; A Eva sentir, penso eu. Mas mais sinto eu.:-(

      Outras irão substituir. O centro de emprego está cheio de gente... mas fazer as coisas com amor, é totalmente diferente..

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  7. Um texto arrasador. Uma marca profunda do quanto custa dedicar-nos por inteiro a uma causa e no final sentirmos que tua a nossa dedicação não passou de uma serventia e de um oportunismo barato, bem ao jeito das actuais circunstâncias sociais.
    É pena e triste que assim seja (eu tenho essa experiência) e que não sejam aproveitados os recursos que temos, filtrando as mais valias que ainda existem no nosso pobre Portugal.
    Utilizam-se as pessoas, como meros números. Para trás fica uma saudade e uma certeza.
    A certeza de uma dedicação ímpar e o registo de uma aprendizagem de vida.
    E a vida é isto mesmo, Amiga.Tanto se faz, tanto nos dedicamos, para logo vermos que afinal, tudo não passa de um logro.
    Agora resta levantar a cabeça, ir em frente e esperar melhores dias e acreditar sempre que um amanhã diferente possa surgir.
    Em nome daqueles a quem serviu e se dedicou por inteiro, como pessoa do mundo que sou, o meu muito obrigado.
    E votos dos melhores e merecidos êxitos, numa próxima escalada.
    - Beijinhos !!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Armando
      O texto saiu de cá do fundo, pois deixo este trabalho, estas crianças com muita tristeza, apenas com uma certeza. Que fiz com profissionalismo o meu trabalho, dando amor e carinho.

      Outra janela se abrirá, assim espero.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  8. Quero só registar o quanto é difícil escrever neste blogue.Quero só registar o quanto é difícil escrever neste blogue.
    Mal começamos a escrever, entra a porcaria da publicidade, que nos deita abaixo todas as intenções.
    Depois é a «tentativa» de publicar o escrito.......parece as leis impostas....custam a passar e é preciso repetir umas quantas vezes, para conseguir editar.
    Enfim, coisas do frio.....talvez !!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Olhe... tem de pagar as cotas...looool ) Falando a sério, o sistema anda muito mal, acontece-me o mesmo noutros blogues-
      Há que insistir, loool

      Obrigada

      Eliminar
  9. Amiga que maximo você arrasou postagem maravilhoso bom final de semana
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/user/NekitaReis/channel
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nequéren Reis

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  10. Nem sei que diga amiga...há alturas que todas as palavras são poucas...apenas quero dizer que neste tempo deste tudo de ti...o teu coração...a tua força...a tua simpatia...enfim TUDO... fizeste muita gente feliz e deixaste a tua marca...por tudo isso tens que te sentir orgulhosa da tua missão...acredito que se fechou uma porta mas outra se abrirá e continuarás a tua missão noutro local e com outras pessoas....muita força e fé...um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tu já conheces a "histórias" palavras para quê, não é? Sim fiz o melhor que podia sendo sempre eu mesma.

      Orgulho-me de ter deixado saudade em todas as funcionárias, terapeutas e professoras, com quem lidei.

      Tenho esperança-

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
    2. Tal como eu disse Cidália...deixaste marcas valiosas no coraçao das crianças, professores e colegas...isso dá.te um valor excepcional e com essas pessoas também aprendeste...sais mais "rica" porque há riquezas que não são palpáveis mas que nos enchem o coração...são essas as mais valiosas...tem fé sim no teu futuro..mereces tuod e bom...um beijinho gigante

      Eliminar
    3. É pena que actualmente os GRANDES não olhem a isso...

      Obrigada


      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  11. As coisas surgem no nosso caminho, apaixona-mo-nos por elas e de repente partem quase sem avisar como quando chegaram.
    Fica, certamente, todo o carinho e amor que deste a essas crianças que ficarão para sempre no teu coração
    Tudo na vida tem um principio e um fim. Com a motivação que começaste, será com essa motivação, feita orgulho no teu trabalho, que sairás de cena.
    Mas, acredita, que às pessoas de grande coração, com o é o teu caso, quando se fecha uma porta, outra se abrirá, com novas motivações, novos desafios, novos processos de aprendizagem, novos estímulos, enfim...novos sentimentos abraçarão o teu coração e outra causa te dará o prazer do sorriso. Acredita nisso
    Deixo um beijo em teu coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo;
      Tu como um GRANDE Amigo já me conheces, e sabes que quando me empenho é de alma e coração.
      Tenho uma tristeza muito grande em ter deixado aquelas crianças, que muitas vezes me aconchegavam o coração quando me lembrava da Bruna... Sei que ficaram e boas mãos.. refiro-me ás auxiliares que já fazem parte da escola...

      Para mim foi uma grande aprendizagem...onde retirei algumas lições de vida.
      ... Tenho pena de ser portadora de um coração muito fraco, pois apaixonei-me pela Eva... Ela era a minha menina, não menosprezando os outros... Gostei e gosto de todos, cada qual à sua maneira.

      Trouxe comigo muito orgulho, pois ser desejada por todos (as) é muito bom.

      Espero que outras portas se abram.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  12. É,amiga Cidália. C'est la vie. Infelizmente ,nem tudo é como queremos.

    Mas ficam como partes boas em,tua vida e trabalho.Esses nomes de crianças e problemas que conseguiste amenizar.

    Isso importa; fizeste o trabalho bem feito e com amor. Esses seres pequeninos te guardarão com carinho nos corações.

    Obrigada pela visita e ótimo fim de semana

    Beijos

    Donetzka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada DONE

      Espero que brevemente as janelas se abram, numa causa igual ou identica.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  13. Gostei muito de ter lido este seu texto. Fez uma bonita homenagem!
    Espero que a janela se abre bem rápido!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete
      Muito obrigada pelo seu carinho, deixa-me sempre muito feliz.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  14. Digamos que é a vida de quem está sujeito ao que 'altos' valores determinam.
    Sobrarão recordações, amizades, o sentimento do dever cumprido e, claro, uma experiência enriquecedora.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador

      É Isso mesmo ... recordações, saudades e muito orgulho, em ter feito o que muito gostei.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  15. Olá Cidália!
    Não fique triste, quando menos espera já tem uma porta bem aberta! Isso eu desejo.
    Admiro o seu talento e dedicação.
    As crianças vão sentir a sua falta.
    O que mais me incomoda é uma pessoa dedicar-se a uma causa como esta com amor e carinho a essas crianças que merecem, e no fim toda esta dedicação não é valorizada
    Desejo-lhe que tenha muita sorte.
    Bom fim de semana. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amélia

      Claro que estou triste. Mas ao mesmo tempo feliz, por ter causado saudades nas auxiliares e professoras, isso é muito bom.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  16. Você um belíssimo trabalho!
    Com certeza vai sentir muita falta.
    Mais coisas boas ficam gravadas pra sempre!
    Parabéns Cidália você merece.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelma Ladeira

      Eu empenhei-me com muito amor... agora espero que novos horizontes surjam.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  17. Que bela experiência Cidália, essas crianças são muito doces, apesar de seus
    problemas, só um coração como o seu GRANDE pode fazer esse serviço de
    toda a alma, beijos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zulmira Romariz

      Sim, são crianças muito ternurentas .Para este trabalho é preciso que se faça com muito amor e carinho, foi o que fiz.

      Obrigada, beijinhos

      Bom fim de semana

      Eliminar
  18. Respostas
    1. margaridabenfiquista

      Mas que feliz fiquei pela tua visita carinhosa. UM GRANDE BEIJINHO EM TU...

      Obrigada,

      Bom fim de semana

      Eliminar
  19. Minha linda amiga Cidália, sei que é muito difícil o que estás passando, fizestes com amor tudo o que pode e até o que não pode, agora estás triste pelo fato de ter de deixar essas crianças, sei como é, estou comovida com o seu lindo e sincero texto.
    Cada umas das crianças que citastes aqui, estão vivendo melhor, tens essa linda satisfação!
    Mas amiga, a vida tem disso, quando menos se espera novas portas e janelas serão abertas, outras crianças estarão esperando o anjo que és, para as amar também!
    Abraços bem apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ivone

      Muito obrigada pelo seu carinho como que sempre me presenteia. Espero que outras janelas se abram, sim.

      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  20. Que lindo, Cidália! Conseguiu me emocionar através do seu relato (e com a trilha sonora ainda). E eu sei que o que fizeste vai muito além disso. Ótimo poder dividir um mundo tão vasto com pessoas incríveis em mesma proporção. Parabéns e siga em frente! Que a tua jornada é iluminada!
    Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luria Corrêa
      O que escrevi foram palavras sentidas... Existem coisas que nos marcam, e estas crianças marcaram-me. Mas espero novos desafios.


      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  21. Bom dia, infelizmente para estes desgovernantes, cada um de nós é um numero que só serve para estatísticas, não lhes interessa se o povo vive com dignidade ou não, o importante para eles, é se a bolsa de valores baixou ou subiu e aqueles exploradores que cada vez são mais ricos à nossa custa, a Cidália serviu para que eles pomposamente (mentirosos) anunciarem que o desemprego baixou, nas próximas eleições com o meu voto vão para o inferno.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AG

      Palavras para quê ? Você disse tudo... Muito obrigada.

      Bom fim de semana
      Beijo

      Eliminar
  22. Vim ter aqui através de um comentário seu no blogue da amiga Adélia.
    Um desabo triste de uma realidade que nos rodeia e que deixa tantas vítimas pelo caminho.
    Tenha muita coragem e força !

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê blue bird

      Obrigada pela sua carinhoso visita e mensagem...


      Bom fim de semana
      Beijo

      Eliminar
  23. O que vale mais é a experiência de vida, a saudade que se deixa e se leva. Friso:PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR)

      Obrigada pelo carinho

      Beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  24. Corta o coração ler o seu testemunho, Cidália, principalmente a quem - como eu - foi profissional de Educação e desempenhou todas as funções na área , exceptuando o cargo de Ministra.

    Pobre país que não respeita como deve nem as crianças nem quem as cuida !!

    Abraço apertadissimo e solidário.

    Bem haja pela suas palavras e muitas felicidades no futuro !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São
      É mesmo assim como diz. Estamos num país triste e miserável.
      Onde só os corruptos vivem.


      Obrigada pela visita
      Beijo, bom, fim de semana.

      Eliminar
  25. OI QUERIDA
    tu faz deixar muita saudade na vida desse pequeninos.Lindo esse trabalho. Sou suspeita para falar amo fazer uma criança feliz. O bom disso é que vc fez a sua parte e ganhou experiência.Você me fez chorar com seu texto.Força amiga.
    Ana
    Bom Domingo! Que o seu dia seja bonito. Que o sol aqueça seu coração. Que haja alegria no seu olhar e paz no seu coração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brisa Pétala

      Muito obrigada pala sua mensagem carinhosa.,

      Bom fim de semana

      Eliminar
  26. Nada melhor do que dar o nosso melhor e vermos resultados! Revolta-me o país medíocre que temos...há coisas que de facto nos ultrapassam! Certamente, estas crianças não se vão esquecer de si, pelo carinho e amor com que as tratou! Faz toda a diferença na nossa sociedade! Grande e maravilhosa Cidália**
    um beijinho muito grande
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. My Precious Space

      Muito obrigada pela sua carinhosa mensagem...

      Bom fim de semana.
      Beijos

      Eliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘