28 de julho de 2023

Por cá...

Com o fim de semana à porta, e a passagem de mais uma semana-quase 4 semanas-, as melhoras do nosso doente, são lentas. Pelo menos no movimento das queixadas e da língua. Porém, acho que o pessimismo dele é que o atrofia. Fica frustrado por não poder mastigar à vontade, principalmente quando a comida é a sua favorita. Eu poderia nem fazer o que gosta, mas faço, mesmo para o incentivar a comer.

Ele precisa de comer. Eu preciso de paciência. Nós precisamos de força! É uma luta, mas, uma luta que tenho a certeza que acabará em bem. Tudo precisa do seu tempo. A ansiedade é inimiga da recuperação.

Cidália Ferreira

26 de julho de 2023

Existem sonhos que foram interrompidos

 
Existem sonhos que foram interrompidos
E caminhos que ficaram estagnados
Lágrimas que queriam cair e não caíram
Mas ficam sufocadas nos sonhos envolvidos
.
Existem forças que não se conseguem medir
Como não se consegue medir a coragem
A solução é acreditar, e caminhar em frente
Mas, jamais deixar, desta vida, desistir
.
A coragem é o futuro saudável dos crentes
É a vida a acontecer, há que saber enfrentar
Não temeis por sofrer, acreditar é salutar
Mesmo nos dias mais agitados e reticentes.
*****
Cidália Ferreira.

22 de julho de 2023

Aproveitando o intervalo para dizer...

Aproveitando o intervalo para dizer, que por cá, as coisas são muito lentas no que diz respeito à saúde/problema do meu marido. Anda nos curativos, mas, sinceramente, eu acho que fazia melhor. Mudou de Enfermeira e, por incrível que pareça, acho que a reforma Dela, já ontem era tarde. Parece que já vi a "coisa" com melhores olhos. Foi o suficiente para o Marido ficar em baixo. Hoje está de rosto fechado e mal fala... Diz-se desanimado! E, para variar, ele tem consulta de rotina no dia 28, e foi-nos dito que o MF está de baixa médica...Pior ficou!

E pronto. Tenho que me desdobrar em várias “áreas”. Tenho que arranjar paciência... aqui na farmácia acho que já esgotou... Lol

Bom fim de semana___________ Cidália Ferreira

21 de julho de 2023

O recomeço é a urgência...

 

Tenho saudade descobrir novos caminhos
Trilhar distâncias, sem tempo, de chegada
Sentir emoção da natureza e ficar parada
Observando do horizonte, os seus espinhos
.
Tenho saudades do silêncio de outro tempo
Uma saudade que me eleva para a reflexão
Mesmo que caminho esteja vazio de paixão
Há sempre um caminho num certo momento
.
E no silencio, onde o recomeço é a urgência
Como é urgente, a coragem, em me reerguer
Não há lugar para um pensamento qualquer
Apenas coragem para os passos de resiliência
*****
Cidália Ferreira.

18 de julho de 2023

É preciso acreditar...


Fizemos a primeira pequena caminhada, pós cirurgia. Ao fim da tarde, pela fresca, e pelos campos, para não nos cruzarmos com ninguém, por enquanto. Não foi muito tempo, foram 45 minutos, mas que valeram a pena. Ele, já estava a precisar de respirar outros ares, sem ser, estar entre quintal e dentro de casa. Vai melhorando, de dia após dia, devagar, mas devagar se vai ao longe. O meu foco é levar as coisas com leveza, mas sempre atenta.

Porque eu continuo com o pensamento positivo!
Cidália Ferreira.

17 de julho de 2023

Pensamento positivo precisa-se... 🍀

Olá!

Cá estou eu mais uma vez com notícias positivas - isso é o que interessa-, do nosso doente cá de casa. Vai lentamente recuperando, vou introduzindo alguns alimentos mais inteiros de forma que ele faça movimento à queixada e à língua, que está muito preguiçosa (dormente)  é normal. A cavidade onde fez a traqueotomia está a cicatrizar muito bem.

Ele, por ele, já queria fazer tudo como se nada tivesse passado, fica frustrado por não poder. Ainda só tem duas semanas e eu acho que até está a recuperar bem. Ele não acha - está saturado - eu percebo-o. Com o tempo, paciência e resiliência tudo ade melhorar. É preciso pensamento sempre positivo.


Cidália Ferreira

14 de julho de 2023

Olá... Dando notícias

 Olá!

Venho, finalmente, dar noticias do que aconteceu no este último mês. Foi diagnosticado ao meu marido, um carcinoma epidermoide no dorso da língua - maligno - derivado a uma afta que durante anos se alojou, mas que não lhe doía... Resumindo; desde que se soube o resultado e até ser operado, foram pouco mais de 15 dias. Entre TAC's e resultados decidiu-se que, a operação," já ontem era tarde". Já linha também no pescoço.

Foi um balde de água fria, mas, não nos podíamos deixar ir abaixo porque estas coisas são inimigas do pessimismo. No dia 3 foi operado. Fez: Hemiglossectomia + Esvaziamento ganglionar cervical bilateral + eventual traqueostomia de proteção, etc... [Os riscos eram muitos, porque é uma operação muito delicada e demorada]. Felizmente correu tudo muito bem, resta saber qual o tratamento a seguir. O que mais lhe custou foi começar a comer, e ser tudo insosso e passado, mas tinha que ser. 

Saiu do Hospital no dia 10, já sem parte dos agrafos, entretanto já os retirou todos. Está no bom caminho. A alimentação é parte passada e outra parte já vai tentando mastigar para que a língua comece a trabalhar. É um dia de cada vez, e Deus no Comando.

O facto de nunca ter fumado nem ser alcoólico, ajudou e muito na recuperação e até no trabalho dos médicos.

E pronto, para mim, continua a ser trabalho a dobrar, porque além disto tenho a minha Bruna para cuidar, vamos aos curativos e outros assuntos. Levo-a sempre comigo. 

No dia que Ele foi internado, esta borboleta pousou na minha janela da casa de banho e ficou lá durante horas... Acredito piamente que vai ficar tudo bem.

Obrigada a todos pelo carinho e compreensão.

Cidália Ferreira