1 de novembro de 2013

"As saudades da Saudade"...

"saudades…"

Quando num seio familiar existem diferenças e manias, e quando se vê, cai-se no ridículo.

“Saudade” tem mais 6 irmãos, sendo que existe um único rapaz no meio delas, sempre se deram bem, ou o normal, como em todos os lares.

Seu irmão era um miúdo privilegiado e mimado pelos seus Pais…
Irmão de Saudade cresceu … E como como toda a gente, casou fez a sua vida…vindo a separar-se anos depois.

Este, se seu nome “Custódio” … refez de novo a sua vida, tendo mesmo que imigrar… Sua segunda esposa, não era muito dada à família dele, daí o afastamento. Não que ninguém lhe tivesse feito nada, pelo contrário…

Lembra a Saudade, e com saudade… um dia em que foi visitada pelo seu irmão, que chorava como uma perdida, de tanta emoção… pois já não se viam à muito tempo/anos… Saudade não sabe se seu irmão sentiu o mesmo, mas ela não conseguiu disfarçar! Depois voltaram afastar-se…Não que tivesse havido discussão alguma, não, apenas deixou de a visitar! Complicado quando as pessoas são falsas e não se querem dar, ou só pensam nelas.

Bem os anos passaram, eles lá continuam… A Saudade teve um percalço na sua vida e nem assim seu irmão a procurava para a visitar, para ver como estava, ou não… A Saudade até se lembra que, seria mais um a ter medo de A OLHAR!

Um dia, infelizmente foi forçado a fazer visita a Portugal, pela morte se seu Pai, aí teve que ser, embora não tivesse havido aquela conversa que tanto ansiava…Não era o dia mais indicado… Esse dia acabou, e eles seguiram o seu destino…Passaram já 3 anos …

Custódio vem de férias e não visita a Saudade, este ano prometeu à sua irmã mais nova que a visitaria, que tinha muitas saudades, mas... nada. Pergunto; Para quê tanta mania? Ou será medo? Ah, já sei, a Saudade já não mora na mesma casa…mas mora 300 metros depois, o que é complicadissimo para dar com a casa, lool…para não falar dos telefones…até parece que estamos no antigamente.

De que vale ter mais 6 irmãos? Graças a Deus que esta Família não tem, nem teve bens…ninguém se zanga…mesmo assim andam narizes empinados!

Cada um vive na sua vidinha…Saudade confessa que depois do percalço que teve na vida se refugiou em casa perdendo o gosto de sair de casa, quando sai é por obrigação, ou contrariada. Daí também não a visitarem. 

Na hora da verdade apenas contamos connosco mesmo…
Mas existe aquela ideia, há pessoas que se julgam superiores só porque estão no estrangeiro, isto não falar de outras coisas. Será apenas a mania de lá estar, ou então não sei, vai na volta bem pior que a Saudade!!


Saudade; Tenta incutir aos seus filhos que sejam eles mesmos nada de manias...
Esperando que não façam igual ao seu tio....

E assim, a Saudade vai esperando ano após ano!

.*****
Cidália Ferreira


12 comentários:

  1. Querida Cidália
    A sua história não é única!!! Em muitas famílias numerosas há,por vezes, conflitos.Mas não devemos permitir que a tristeza se abata sobre o nosso coração. Nada como ir até à janela,ver a Natureza que nos envolve,sempre preocupada em ficar mais bela e verdejante,mesmo no outono e inverno! Olhar para as árvore, para as flores, para os pássaros,ouvi-los cantar,ver o céu azul ou nublado,tudo sempre em movimento,vivendo e oferecendo-nos sempre cenários diferentes...
    Regozige-se com a Natureza que foi feita para si.
    O resto...não importa.Não há mal que sempre dure.
    Tenha um excelente fim de semana,a pensar na quantidade de pessoas que tanto gostam de si, amiga.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
  2. Saudades é um sentimento difícil em deciframos,
    o que ela nos representam.
    Estes dias,sinto saudades dos meus pais que já se foram;são dias tristes
    que deixam-nos pensando o quanto fomos felizes enquanto estávamos juntos.
    bjs amiga Cidália e um ótimo final de semana
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderEliminar
  3. Ci

    Todo mundo carrega uma sdd (no mínimo no peito), temos sdd das pessoas que mais amamos, qdo não estão conosco, sdd de momentos marcantes, de lembranças que eternizaram um momento.
    A vida é feita de sdd,e nem sempre a gente pode mata-la.

    bjokas com carinho =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Cidália!
    Estas histórias acontecem no seio de muitas famílias... e cá para mim essa Saudade que sente tanta saudade do irmão até está com "sorte" de não terem herdado nada, porque se tivessem, aí então é que poderia surgir confusão , e da "grossa"...:-(
    Essa Saudade que tente divertir-se que a vida são dois dias, embora o Carnaval sejam três.
    Mas compreendo, há sempre essa mágoa..
    xx

    ResponderEliminar
  5. Tudo pode acontecer numa família.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Cidália, não existe família totalmente feliz!
    Obrigada
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  7. Lindo,Cidália.

    Esses fatos ocorrem com quase todas as famílias e o importante é não se magoar e deixar a vida correr,pois só ela ensina a quem não aprendeu que somos todos iguais perante Deus.

    Beijinhos e ótimo fim de semana

    Dryka



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente existem coisas assim na grande maioria das familias

    É a Saudade de ter saudade...

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Não sei se é mania da superioridade ou ausência de sentimentos....muitas pessoas padecem desse mal que destroi e corrói os mais nobres sentimentos de quem não perfilha dessa atitude!!! Cada um é como cada qual e os dias passam e nem se lembram de quem os ama e que corre o mesmo sangue nas veias...AUSENCIA DE SENTIMENTOS!!! Num local que se chama cemitério tudo acaba...aí é o local onde todos somos iguais...ricos ou pobres! A Saudade terá que viver com a saudade aprendendo que deve olhar primeiro para si e depois para os outros!!! Viva e tente esquecer e um dia quiçá ele aparecer deve abraçá-lo e transmitir-lhe nesse abraço toda a emoção e sentimentos que ele não consegue (ou não quer) ter.....Não cobre nada...ofereça-se simplesmente....

    GABY

    ResponderEliminar
  10. É um descontentamento descontente.

    Amuos e rixas familiares são as piores. Sei disso porque tenho dois cunhados desavindos e está a ser um DEUS ME ACUDA!!!

    Fui eleito por ambos para ser o mediador, mas não está a ser nada fácil.
    Jokas para a Cidália que é uma grande mulher.

    ResponderEliminar
  11. Cheio de verdade teu texto. Gostei.... bjus

    ResponderEliminar
  12. Bom dia bom feriado!!!!
    Um texto valioso , toda família tem algo que acontece
    Abraços de sempre

    (.") .
    . /█\..└──●► *Rita!!

    ResponderEliminar

A vossa visita e comentário é o balsamo que alimenta a minha alma... Muito obrigada. Todos os poemas expostos são de minha inteira autoria, no que, apenas deverão ser partilhados com os devidos créditos da Autora: DEP. Legal: 374 492/14 - Cidália Ferreira - (Eu) 😘